sábado, 17 de maio de 2014

BIOGRAFIA JOAQUIM NABUCO

Político, diplomata e abolicionista em Pernambuco, Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo nasceu em 19 de agosto de 1849, em Recife. Faleceu em 17 de janeiro de 1919, em Washington, EUA.
Era filho de José Tomás Nabuco de Araújo e de Ana Benigna Barreto Nabuco de Araújo. Seu pai era senador, jurista e político baiano. Joaquim Nabuco estudou no Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro. Tornou-se bacharel em Letras.
Casou-se com Evelina Torres Ribeiro, filha de José Antônio Soares Ribeiro, o I Barão de Inhoã. Teve cinco filhos: Maurício (diplomata), Joaquim (sacerdote), Carolina (escritora), Mariana e José Tomas.
Foi para São Paulo e m1865, para cursar direito. Concluiu o curso em 1870, na cidade de Recife. Ingressou no serviço diplomático, trabalho como adido de primeira classe em Londres e Washington entre os anos de 1876 a 1879.
Era oposto à escravidão, e contra ela lutou em suas atividades políticas e como escritor. Em 1879, na Câmara dos Deputados, realizou campanha contra a escravidão, na época, fundou a Sociedade Antiescravidão Brasileira.
A instituição viria a influenciar a abolição de 1888. Joaquim Nabuco passou a residir no Rio de Janeiro depois de eleito deputado por Pernambuco. E m1883, já havia publicado em Londres a obra “O Abolicionismo”.
Depois da Proclamação da República, em 1889, manteve-se convicto a favor da monarquia, negando-se servir ao novo governo republicano como diplomata, afastado da vida pública, passou a se dedicar exclusivamente aos estudos. Nessa época, viveu no Rio de Janeiro, trabalhou como advogado e jornalista.
Era colaborador da “Revista Brasileira” e amigo de Machado de Assis, José Veríssimo e Lúcio de Mendonça. Retornou a exercer a diplomacia em 1901, como embaixador do Brasil em Londres e posteriormente em Washington.
No ano de 1906, presidiu, no Rio de Janeiro, a III Conferência Panamericana que visava unir os países das Américas. Em 1908, tornou-se doutor em letras pela Universidade de Yale (EUA), e foi o orador da colação de graus da Universidade de Chicago e Universidade de Wisconsin.
Também morou na Inglaterra e na França. Ajudou a fundar a ABL – Academia Brasileira de Letras- junto com seus amigos literatos Machado de Assis, José Veríssimo e Lúcio de Mendonça. Sua cadeira na ABL tinha como patrono Maciel Monteiro. Conta a história que Machado de Assis tinha uma foto de Nabuco em sua casa.
Trecho de um discurso de Joaquim Nabuco:
“A nossa constituição não é imagem dessas catedrais góticas edificadas a muito custo e que representam no meio da nossa civilização adiantada, no meio da atividade febril do nosso tempo, épocas de passividade e de inação; a nossa constituição é pelo contrário de formação natural, é uma dessas formações como a do solo onde camadas sucessivas se depositam; onde a vida penetra por toda a parte, sujeita ao eterno movimento, e onde os erros que passam ficam sepultados sob as verdades que nascem.”

Fontes: 
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u603.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Nabuco
www.historiabrasileira.com/  biografias  /  joaquim  -  Nabuco - Acesso em 2014/05/17 

PROJETO: FAMÍLIA NA ESCOLA UMA PARCERIA DE SUCESSO

A EREM Joaquim Nabuco, sob a gestão de Izabel Adriana, juntamente com a equipe organizadora do “Projeto família na escola uma parceria de sucesso”, professores Andréa Cavalcanti, George André, Israelita Cysneiros e Janeide Carvalho, desenvolvem um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do estudante, resgatando o fortalecimento da autoestima a fim de aproximá-los dos princípios desenvolvidos na escola como solidariedade humana, respeito, democracia, inclusão entre outros, para que possam argumentar sobre eles.

No dia 09 de Maio os estudantes homenagearam as mães, recepcionando-as com um café da manhã,  palestras com temas relacionadas à estrutura familiar, exposições dos trabalhos realizados em aula em comemoração ao dia das mães, coral e teatro, vídeos que retratam temas relevantes da atualidade com enfoque nas relações familiares (Pais e filhos), depoimentos das mães falando da relação família & escola, músicas que trazem a mensagem afetiva, cantadas e tocadas com a  participação especial da orquestra cidadã do Coqui por nossos estudantes, entrega das caixinhas confeccionadas pelos alunos, sorteios de brindes para as mães dos estudantes, mães professoras e mães funcionárias. O estudante Paul Alexander Fechine Bandarra do 2ºC foi homenageado pelo excelente desempenho em todas as disciplinas no 1° bimestre, momento em que sua mãe ficou muito emocionada. “Foi um encontro marcado de emoção e alegria, que para nós fica evidente que o Projeto não é mais uma ideia, mais um sucesso em nossa escola, diz a professora Andrea Cavalcanti”. O projeto mantém uma programação permanente para o ano de 2014, no mês de Junho, convidaremos as mães para que ensinem receitas de comidas típicas referente aos festejos juninos, será montado um painel na sala com as respectivas receitas. Serão convidadas também a participar de oficinas na sala de Artes sobre Artesanato (enfeites para festas juninas), terá também a participação dos pais em uma quadrilha que será organizada pelos estudantes. No Mês de Julho, haverá a gincana estudantil com o tema: Jogos Olímpicos & a importância da família, com a participação de pais. Em Agosto, terá o campeonato de futebol com pais e alunos, reunião comemorativa ao dia dos pais, homenagem ao dia do estudante. Nos meses Setembro e outubro: Participação da família na EXPONABUCO evento em que todas as turmas põem em prática o seu aprendizado e participação da família no desfile cívico realizado pela escola. Novembro e Dezembro, culminância do Projeto sobre a família com exposição de trabalhos e avaliação do mesmo com pais, estudantes, equipe docente e funcionários, finalmente, comemoração ao dia da família.