Os estudantes do primeiro ano C da Erem Joaquim Nabuco visitaram o Instituto Ricardo Brennand no Bairro da Várzea, em Recife, com o objetivo de resgatar a história do Brasil Holandês, que lá se encontra materializada através de objetos, telas e imagens do pintor Frans Post. O trabalho pedagógico foi coordenado pelo professor de Geografia Carlos Vicente e pela professora Jéssica Peregrino de Língua Portuguesa e Literatura.
"O Instituto Ricardo Brennand (IRB) é uma instituição cultural brasileira localizada na cidade de Recife, no bairro da Várzea. Fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, o instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por trés prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca, Galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças, circundados por um vasto parque.
Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa idade Média ao século XXI, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post, com vinte obras.
O instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 000 peças, a maior parte proveniente da Europa e Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XXI. A biblioteca do instituto possui mais de 60 mil volumes, datados do século XVI em diante, destacando-se as coleções de brasiliana e obras raras". Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.