sexta-feira, 4 de setembro de 2015

ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA

  
Os estudantes da EJA - Educação de Jovens e Adultos da Erem Joaquim Nabuco, assistiram palestra nesta quinta-feira dia 03 de Setembro, sobre o tema: Orientação Sexual na Escola. "A escola é considerada como um importante complemento, isso quando bem orientada. Os jovens, apesar de muitas vezes não demonstrarem, são extremamente necessitados de conceitos morais e do amparo familiar que, quando realizados de forma coerente, proporcionam a formação de homens e mulheres de valores, exemplos para a sociedade".( Elen Campos Caiado - educador.brasilescola.com ).
A Orientação sexual entrou nos currículos escolares através dos PCN's - parâmetros curriculares nacionais, por haver necessidade de orientação aos adolescentes dentro das escolas.

INSTITUTO RICARDO BRENNAND

Os estudantes do primeiro ano C da Erem Joaquim Nabuco visitaram o Instituto Ricardo Brennand no Bairro da Várzea, em Recife, com o objetivo de resgatar a história do Brasil Holandês, que lá se encontra materializada através de objetos, telas e imagens do pintor Frans Post.  O trabalho pedagógico foi coordenado pelo professor de Geografia Carlos Vicente e pela professora Jéssica Peregrino de Língua Portuguesa e Literatura.
"O Instituto Ricardo Brennand (IRB) é uma instituição cultural brasileira localizada na cidade de Recife, no bairro da Várzea. Fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, o instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por trés prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca, Galeria  e a Capela Nossa Senhora das Graças, circundados por um vasto parque.
Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa idade Média ao século XXI, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post, com vinte obras.
O instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 000 peças, a maior parte proveniente da Europa e Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XXI A biblioteca do instituto possui mais de 60 mil volumes, datados do século XVI em diante, destacando-se as coleções de brasiliana e obras raras". Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.




ESTAÇÃO CENTRAL CAPIBA - MUSEU DO TREM

O Museu do Trem reabriu na Estação Central Capiba, no Recife em 22 de dezembro de 2014, no Bairro de São José, Centro do Recife. O objetivo do Museu é funcionar como um equipamento cultural e vai contar a história do trem em Pernambuco por meio do acervo lá existente. São mais de 500 peças colhidas nas antigas estações do trem do Estado. As relíquias como apitos, sinalizadores, cadeiras, bilheterias, relógios, locomotivas, fotografias, cartazes, texto  entre outros relacionados no contexto do trem, pertencem ao Museu desde a sua criação em 23 de outubro de 1972. Era o primeiro Museu do trem do Brasil e o segundo da América Latina e tinha Gilberto Freyre como patrono. Com curadoria do museológico Aluízio Camara, a exposição reconstrói parte da memória ferroviária de Pernambuco. A Estação Central Capiba fica na Rua Floriano Peixoto S/N, São José, Centro do Recife. Recebe visitantes de terça a sexta, das 9h às 17h e das 10 às 17h sábados e domingos.
Os estudantes do segundo ano B do ensino médio da nossa escola, visitaram este importante equipamento cultural com o objetivo de conhecer o registro da história do transporte ferroviário do Estado de Pernambuco. O trabalho pedagógico foi coordenado pelo professor de Geografia Carlos Vicente e de Artes professora Andreia Cavalcanti.