terça-feira, 29 de setembro de 2015

VISITA AO INSTITUTO BÍBLICO DA PALAVRA DA VIDA

Estudantes e professores da Erem Joaquim Nabuco, visitaram o Instituto Bíblico da palavra da Vida, no município de Paudalho, Pernambuco. O IBPV tem como objetivo  orientar e ajudar as pessoas que tem interesse em se preparar biblicamente para a Glória de Deus. Os alunos além de ouvirem palestras sobre os ensinos de Jesus, tiveram momentos de descontração como piscina, pula-pula, futebol entre outras atividades recreativas.

































CLIK AQUI E VEJA AS DEMAIS IMAGNS.




quarta-feira, 23 de setembro de 2015

RESÍDUO SUSTENTÁVEL : A ARTE DE EMPREENDER

A Professora Andréa Cavalcanti da EREM Joaquim Nabuco, apresentou no auditório da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco para professores de Artes, o projeto  RESÍDUO SUSTENTÁVEL: a arte de empreender. O objetivo foi socializar a experiência exitosa com a execução do mesmo realizado na escola com as disciplinas de Artes e Empreendedorismo. O projeto contou com a participação da artista plástica Ziza Pantoja que, além de receber nossos estudantes em seu atelier, fez exposição de suas obras na escola. A Professora de Artes e Empreendedorismo Andréa Cavalcanti realizou oficinas com os estudantes capacitando-os, utilizando materiais descartáveis para a criação de suas peças. A produção das mesmas foram expostas no Hall da Gerência Regional Sul GRE-Sul e durante a XX Ciência Jovem realizado no Classic Hall. A disciplina de empreendedorismo foi muito importante para os estudantes pois auxiliou no planejamento quanto a aquisição do material, quantidade, o custo por cada objeto e o valor para algumas peças que foram comercializadas, possibilitando aos alunos uma visão empreendedora.  A preservação e conservação do meio ambiente, é dever de todos nós, utilizar e reutilizar os recursos que a natureza nos oferece de modo sustentável promovendo melhores condições de vida ambiental.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

ESTUDANTES VISITAM O MERCADO DE SAO JOSÉ

Estudantes do primeiro ano B do Ensino Médio da EREM Joaquim Nabuco, sob a coordenação das professoras de Educação Física Waleska Douberim e Israelita Henriques visitaram um dos mais antigos mercados públicos do Brasil com a finalidade de levantamento de dados históricos, estatísticos entre outras informações para serem apresentados na IV EXPONABUCO que será realizada no mês de outubro na nossa Escola. Trata-se do Mercado de São José que é um dos vinte e quatro mercados públicos da Cidade do Recife, Capital de Pernambuco. Localizado no bairro de São José, inaugurado em 1875,  é o mais antigo mercado público do Brasil e o primeiro edifício pré-fabricado em ferro no país, com a mesma estrutura neoclássica dos mercados europeus do século XIX.
CLIK AQUI E VEJA AS DEMAIS IMAGENS

domingo, 20 de setembro de 2015

GINCANA NA EREM JOAQUIM NABUCO

Os estudantes da EJA - Educação de Jovens e Adultos, mediados por seus professores conselheiros, realizaram nesta Sexta-feira dia 18 de Setembro de 2015, atividades que compõem as provas da Gincana para a Exponabuco que acontecerá no mês de Outubro na EREM Joaquim Nabuco, com o  objetivo enriquecer o conhecimento dos mesmos  sobre os mercados públicos contribuindo assim, para a socialização, integração e união da comunidade escolar.

21 DE SETEMBRO DIA DA ÁRVORE


O momento exige de nós reflexão quanto a preservação e conservação dos nossos biomas. Utilizar os recursos da natureza de modo racional e sustentável é o nosso dever. Abaixo um poema sobre a árvore.
A ÁRVORE
“Criança, a árvore merece
A nossa estima sincera
Dá frutos doces no outono
E flores na primavera.
Nunca maltrates uma árvore
A quem tudo nós devemos
Desde a madeira da porta
Ao lápis com que escrevemos.
Na sombra da árvore amiga
Pensa bem no teu destino
Pois dela foi feito
O teu berço pequenino.”
Autor: Raul Aroeira Serrano

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA

  
Os estudantes da EJA - Educação de Jovens e Adultos da Erem Joaquim Nabuco, assistiram palestra nesta quinta-feira dia 03 de Setembro, sobre o tema: Orientação Sexual na Escola. "A escola é considerada como um importante complemento, isso quando bem orientada. Os jovens, apesar de muitas vezes não demonstrarem, são extremamente necessitados de conceitos morais e do amparo familiar que, quando realizados de forma coerente, proporcionam a formação de homens e mulheres de valores, exemplos para a sociedade".( Elen Campos Caiado - educador.brasilescola.com ).
A Orientação sexual entrou nos currículos escolares através dos PCN's - parâmetros curriculares nacionais, por haver necessidade de orientação aos adolescentes dentro das escolas.

INSTITUTO RICARDO BRENNAND

Os estudantes do primeiro ano C da Erem Joaquim Nabuco visitaram o Instituto Ricardo Brennand no Bairro da Várzea, em Recife, com o objetivo de resgatar a história do Brasil Holandês, que lá se encontra materializada através de objetos, telas e imagens do pintor Frans Post.  O trabalho pedagógico foi coordenado pelo professor de Geografia Carlos Vicente e pela professora Jéssica Peregrino de Língua Portuguesa e Literatura.
"O Instituto Ricardo Brennand (IRB) é uma instituição cultural brasileira localizada na cidade de Recife, no bairro da Várzea. Fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, o instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por trés prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca, Galeria  e a Capela Nossa Senhora das Graças, circundados por um vasto parque.
Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa idade Média ao século XXI, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post, com vinte obras.
O instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 000 peças, a maior parte proveniente da Europa e Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XXI A biblioteca do instituto possui mais de 60 mil volumes, datados do século XVI em diante, destacando-se as coleções de brasiliana e obras raras". Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.




ESTAÇÃO CENTRAL CAPIBA - MUSEU DO TREM

O Museu do Trem reabriu na Estação Central Capiba, no Recife em 22 de dezembro de 2014, no Bairro de São José, Centro do Recife. O objetivo do Museu é funcionar como um equipamento cultural e vai contar a história do trem em Pernambuco por meio do acervo lá existente. São mais de 500 peças colhidas nas antigas estações do trem do Estado. As relíquias como apitos, sinalizadores, cadeiras, bilheterias, relógios, locomotivas, fotografias, cartazes, texto  entre outros relacionados no contexto do trem, pertencem ao Museu desde a sua criação em 23 de outubro de 1972. Era o primeiro Museu do trem do Brasil e o segundo da América Latina e tinha Gilberto Freyre como patrono. Com curadoria do museológico Aluízio Camara, a exposição reconstrói parte da memória ferroviária de Pernambuco. A Estação Central Capiba fica na Rua Floriano Peixoto S/N, São José, Centro do Recife. Recebe visitantes de terça a sexta, das 9h às 17h e das 10 às 17h sábados e domingos.
Os estudantes do segundo ano B do ensino médio da nossa escola, visitaram este importante equipamento cultural com o objetivo de conhecer o registro da história do transporte ferroviário do Estado de Pernambuco. O trabalho pedagógico foi coordenado pelo professor de Geografia Carlos Vicente e de Artes professora Andreia Cavalcanti.