quinta-feira, 28 de abril de 2016

COACHING NA ESCOLA

O professor Saulo Novaes da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, proferiu palestra para os estudantes do 3º ano sobre Coaching na Escola.  Segundo o professor, o Coaching é uma metodologia moderna de autogestão, focada no aumento de performance, bem como na potencialização individual e de equipes.
O projeto Coaching na Escola visa, assim, potencializar estudantes do ensino médio de Instituições particulares e públicas com o objetivo na orientação profissional, baseado no conhecimento de habilidades e comportamentos dos discentes.

Geovani da Silva, falou em nome da turma, e,  disse acreditar que o sentimento dos colegas é que a palestra e o teste vocacional aplicado vai facilitar na escolha do curso universitário bem como a profissão que cada um deseja exercer no futuro.
















segunda-feira, 18 de abril de 2016

SEMANA DOS POVOS INDIGENAS

Entre os dias 11 e 18 de abril os professores de História e Sociologia Henrique e Eurico Jorge, ministraram conteúdos em suas aulas sobre OS POVOS INDÍGENAS, com apresentação de vídeos, leitura de textos referente aos problemas dos povos Indígenas na atualidade, tendo origem no passado, como a questão da terra, saúde e educação. Os povos indígenas do Brasil compreendem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitam o país desde milênios antes do início da colonização portuguesa, que principiou no século XVI, fazendo parte do grupo maior dos povos ameríndios. No momento da Descoberta do Brasil, os povos nativos eram compostos por tribos seminomâdes que subsistiam da caça, pesca, coleta e da agricultura intinerante, desenvolvendo culturas diferenciadas. Apesar de protegida por muitas leis, a população indígena foi amplamente exterminada pelos conquistadores, representando atualmente algo em torno de 0,47% da população brasileira e estão distribuídos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste.



quinta-feira, 14 de abril de 2016

EDUCADORES E ESTUDANTES FAZEM VISITA NA EREM JOAQUIM NABUCO

Recebemos nos dias 13 e 14 de abril de 2016 estudantes e educadores da Escola Municipal Costa Porto, com o objetivo de conhecer a funcionalidade de uma escola em regime semi-integral, as experiências exitosas e colher novas ideias para serem implantadas ou aprimoradas na escola Costa Porto.
O acolhimento envolveu a gestão, educadores e protagonistas, foi apresentado um vídeo explicativo sobre as atividades desenvolvidas na escola, os protagonistas apresentou as instalações como salas de aulas, laboratórios de informática, biologia e química, matemática e física, biblioteca e a equipe pedagógica fez exposição sobre a elaboração do Projeto Político Pedagógico, projetos individuais e coletivos.
O representante da Gerência de Educação Integral e anos finais da Secretária de Educação do Município do Recife Clecio Ernande, reconheceu que as dificuldades são muitas, é um desafio, mas é possível fazer uma escola diferente, a partir da sua observação neste encontro. Sentimento que foi partilhado pela educadora de Artes da Escola Costa Porto Lucélia Albuquerque.

A gestora Izabel Sena e equipe pedagógica coloca-se à disposição para continuar a parceria entre a escola Costa Porto e a Erem Joaquim Nabuco no que for necessário.









segunda-feira, 11 de abril de 2016

NABUCO NA CIÊNCIA

Realizamos nesta data mais um evento pedagógico na EREM Joaquim Nabuco, titulado Nabuco na Ciência, que foi coordenado pelas educadoras Walma Gueiros professora de Biologia e Andréa Cavalcanti professora de Artes. As oficinas permitiram aos estudantes conhecer experiências cientificas e inovadoras com os professores convidados específicos para cada área. A ação pedagógica foi fruto de parceria efetivada entre o Espaço Ciência,  Universidade Católica de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco.
As oficinas trabalhadas foram:
Luz, Câmara & teatro das sombras;
A robótica e o calor das cores;
O uso do googlemaps - ferramentas na educação ambiental;
Nos 120 segundos e gestão sócio ambiental das águas;
A química no seu cotidiano;
Expotc (desenvolvimento projeto cientific no ensino básico: uma experiência exitosa;
Programação de sensores com robôs;
Produção de sabão;
Atividade física X reciclagem: um link no meio ambiente.
Os professores e estudantes entendem que as parceiras só tem a contribuir para a intensificação do processo ensino-aprendizagem, como relataram os professores Manoel Pereira de Lima representante da empresa Viva Robótica, Klyvia Leutheir estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Julio César de Araújo Viana Licenciado em Química  pela Universidade Católica de Pernambuco, Israelita Henriques professora de educação Física da Erem Joaquim Nabuco e os estudantes Fernanda Vitoria do terceiro ano e Wlademir Martins do primeiro ano.
A Gestora Izabel Sena agradeceu o emprenho dos educadores, estudantes, e funcionários que deram as mãos para o evento acontecer.






















quinta-feira, 7 de abril de 2016

ENCONTRO COM PROTAGONISTAS E REPRESENTANTES DE CLASSE

Reuniram-se nesta data os protagonistas e representantes de classes, com o objetivo de tratar de diversos assuntos relacionados as atividades pedagógicas tais como; Nabuco na Ciência e acolhimento dos estudantes da Escola Municipal Costa Porto.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

PALESTRA SOBRE A LEI SECA

Estudantes da Erem Joaquim Nabuco recebem aula de segurança no trânsito, uma parceria do Projeto Governo Presente e o Programa Lei Seca.
A Coordenadora de educação Kadilane dos Santos, da operação Lei Seca falou que o objetivo de falar para os nossos alunos  tem como objetivo conscientizá-los sobre o risco do uso do álcool e direção e a  importância da utilização de equipamentos de segurança como uso do cinto, capacete entre outros,  uma vez que muitos desses adolescentes, já estão inseridos no nosso trânsito sem está devidamente habilitados.
O educador Alexandre Pereira educador do Programa Lei Seca, fez um relato sobre a sua deficiência que foi causada pela imprudência no trânsito uma vez que   conduzia a moto embriagado e como consequência sofre e  de  uma lesão na coluna o que deixou na condição de cadeirante, tem plena consciência que foi o responsável pela situação em que se encontra e atualmente procura instruir os jovens  quanto ao perigo de  misturar bebidas alcóolicas e direção, bem como a falta do uso de equipamentos de segurança.

A estudante Paula Janiele da Silva, (17) do segundo ano B, avaliou a palestra como positiva, percebeu que os colegas que participaram da aula ficaram muito atentos as informações e reconheceu que o trânsito é algo sério para quem conduz carros, motos e que bebidas alcóolicas e direção não combinam.




domingo, 3 de abril de 2016

ELEIÇÃO REPRESENTANTE DE CLASSE 2016

A eleição de representante é a uma atividade que procura estimular o estudante a reconhecer a importância do voto, iniciando a prática da cidadania escolhendo o representante de sua classe de modo  democrático  através da eleição direta e com o voto secreto.

Parabéns aos nossos estudantes pela participação no processo eleitoral e especial aos eleitos.


Contamos com a sua interação como representante de sua classe e a equipe pedagógica da Erem Joaquim Nabuco.