domingo, 5 de julho de 2015

FESTA JUNINA

Os Estudantes da EREM JOAQUIM NABUCO sob a coordenação das professoras Walesca Douberim e Andrea Cavalcanti,  com o apoio da Gestora Isabel Adriana e equipe docente, realizaram no dia 03 de Julho,  atividade pedagógica denominada "pequeno Empreendedor", vivenciado uma micro feira com a venda de comidas típicas produzidas pelos alunos e o tradicional festejo junino que é caracterizado por danças, pratos típicos, barracas  e bandeirinhas. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e se encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e a celebração de casamentos caipira no baile da quadrilha nordestina, também chamada popularmente de quadrilha matuta.
A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares como Santo Antônio e São Pedro.

O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Caruaru, em Pernambuco e   Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa. O São João foi tão bem adaptado pelos nordestinos, que em alguns estados, como em Pernambuco e Sergipe chega a ser feriado estadual.








CLIK AQUI E VEJA AS DEMAIS IMAGENS